Motorista é uma das profissões que estarão em alta em 2020

Motorista é uma das profissões em alta em 2020

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

No mês de janeiro deste ano a rede social voltada para contatos profissionais, o Linkedin, divulgou uma lista de 15 profissões que estarão em alta em 2020, e motorista está entre elas.

As chamadas profissões emergentes são aquelas que crescem de acordo com a demanda e só nos últimos cinco anos, de acordo com a pesquisa do Linkedin, a categoria de motorista cresceu 68%. Os segmentos responsáveis por intensificar essa demanda estão nos aplicativos privados de transporte de passageiros e logística de transporte de mercadorias via e-commerce.

Profissão de motorista exige conhecimento de tecnologia

Motoristas precisam estar por dentro de tecnologias para sair na frente
Motoristas precisam estar por dentro de tecnologias para sair na frente

Os requisitos para ser motorista vão muito além do conhecimento de volante. Segundo o Linkedin, atualmente a profissão requer conhecimento em Microsoft Word e Excel, e também noção básica em prestação de serviço a clientes, liderança e vendas.

É essencial que hoje motoristas estejam preparados para lidar com aplicativos e softwares. Com a tecnologia, cada vez mais caminhões estão saindo de fábrica com plataformas digitais. O GPS é uma realidade do dia a dia de todo motorista, sendo caminhoneiro ou não, uma vez que com ele é possível chegar a qualquer lugar com uma simples busca por endereço. Neste caso, quem não sabe usufruir da tecnologia, acaba ficando para trás e perdendo espaço no mercado de trabalho.

Outro ponto que destacamos também é que o crescimento de aplicativos que ligam motoristas e empresas vêm tomando o mercado, um exemplo é o TruckPad, desenvolvido para empresas que buscam caminhoneiros dispostos a fazer fretes. No app, o motorista autônomo se cadastra e tem acesso à demanda que as empresas publicam, podendo escolher qual frete gostaria de fazer e negociar valores no bate-papo dentro do próprio aplicativo.

Motoristas precisam se qualificar

Qualificações são exigidas de motoristas que pretendem entrar para o ramo
Qualificações são exigidas de motoristas que pretendem entrar para o ramo

Para ser motorista atualmente não basta apenas ter uma CNH com categoria específica. Muitos setores exigem cursos de qualificação, pois depende do produto que o motorista irá transportar. Cargas perigosas necessitam de motoristas com certificado do MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – pois tem como objetivo orientar o motorista a lidar com situações de risco, ter responsabilidade sobre terceiros e com o meio ambiente, e ainda a manipular a carga de maneira correta e evitar acidentes.

Capacitações que envolvem segurança, saúde e meio ambiente são as mais básicas requeridas pelas empresas. Normalmente quem oferece esse treinamento é a própria companhia, mas quando o motorista é autônomo ele deve buscar um curso particular para aprender mais a respeito, uma vez que aqui a finalidade é a prevenção de acidentes que venham causar danos à empresa, saúde do motorista e meio ambiente.

Para motoristas destinados ao transporte de cargas e passageiros, o curso de direção defensiva também é obrigatório. Com ele, os motoristas tendem a se libertar de alguns vícios no trânsito que podem colocar em risco tanto as encomendas e principalmente a vida de pessoas. O curso acontece por meio de aulas teóricas e práticas, e são aplicadas avaliações para a confirmação do aprendizado apresentado.

Outras capacitações como habilitação nas normas Transqualit e resolução 168 também são essenciais para o motorista se qualificar para o mercado de trabalho.

Como ingressar na carreira de motorista

De extrema importância para a economia do país, a profissão de motorista tende a crescer porque mais empresas de logística estão buscando profissionais da área. Se você tem interesse de ingressar na carreira, você pode optar por ser autônomo ou trabalhar para uma empresa.

Para a primeira opção, é necessário ter seu próprio caminhão e cumprir as exigências da legislação, como cadastrar-se na ANTT e ter registro RNTC que só pode ser feito para quem já possui o veículo de carga, neste caso será necessário pelo menos iniciar o processo de financiamento. Mais um ponto importante é a contribuição para o INSS.

No segundo caso, é mais difícil para quem está iniciando, mas não impossível. Empresas normalmente buscam colaboradores que já possuem experiência no volante, por isso um bom currículo irá auxiliar bastante. Em ambas as opções é indispensável as qualificações que citamos acima.

E é claro que você deve estar preparado (a) para enfrentar longos trechos e passar semanas, às vezes meses, fora de casa. Ser motorista possui suas dificuldades assim como qualquer outra profissão.

Se você tem espírito aventureiro e adora viajar, ser motorista é uma profissão que certamente vai te conquistar.

Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Você também pode gostar

Sucesso!

Seu cadastro foi finalizado com sucesso!
Aguarde novidades da LDP Peças em seu e-mail.