Petrobras conclui testes de diesel renovável

Petrobras conclui testes de diesel renovável

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

A Petrobras informou no dia 11 de julho que concluiu os testes com diesel renovável, a partir de agora será permitido a fabricação do combustível em escala industrial.

Os testes foram realizados na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná. Na ocasião, 2 milhões de litros de óleo de soja foram processados e trouxeram como resultado cerca de 40 milhões de litros de óleo diesel com conteúdo renovável.

Mas afinal, o que é o diesel renovável?

Diesel renovável é menos poluente

O diesel renovável vem para diminuir as emissões de gases do efeito estufa, diferente do diesel que é usado atualmente que é considerado muito poluente. Não só tem ganho em benefícios ambientais, o novo diesel também é de maior qualidade e melhora o desempenho dos motores em comparação ao biodiesel, além de evitar problemas como entupimentos de filtros, bombas e bicos injetores.

“O diesel renovável é um combustível mais moderno, com inovações tecnológicas que trazem ganhos também para o meio ambiente. O novo combustível reduz mais as emissões de gases de efeito estufa que o biodiesel atual e constitui uma das soluções para a necessidade de descarbonização do transporte rodoviário, permitindo o atendimento à regulação ambiental do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e aos objetivos do Programa RenovaBio” destacou Anelise Lara, diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras.

Por que o diesel renovável é melhor?

O diesel renovável, também conhecido como diesel verde internacionalmente, é fabricado por meio da junção do diesel mineral e do processamento de matéria prima renovável, como óleo vegetal ou gorduras animais. O resultado é um produto quimicamente idêntico ao diesel mineral, porém com origem renovável.

Com o diesel renovável, o meio ambiente e os motores sofrem menos
Com o diesel renovável, o meio ambiente e os motores sofrem menos

De acordo com a Associação dos Produtores de Biodesel (APROBIO), o diesel renovável tem a capacidade de reduzir cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel mineral (derivado do petróleo) e 15% em relação ao biodiesel, para o mesmo óleo vegetal de origem.

Outro ponto é que o diesel renovável produzido pela Petrobras não contém glicerina nem contaminantes metálicos, e suas moléculas são iguais às do diesel mineral, podendo ser misturado ao óleo diesel sem restrições.

Ainda vai levar um tempo para o diesel renovável ser comercializado no Brasil

Apesar de os testes já estarem concluídos para o novo diesel, a comercialização no nosso país ainda depende de fatores como a regulamentação pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A parte boa é que os resultados dos testes foram muito bem sucedidos pela Petrobras, a performance do produto atende todas as especificações necessárias para ser aprovado, já que se adequa aos catalisadores e às unidades de operação da refinaria, e o produto final é de alta qualidade.

Diesel renovável chega para atender novos motores

Desde 2006 a Petrobras possui um processo de coprocessamento de óleos vegetais denominado “HBIO” para a produção de combustível, essa tecnologia é patenteada pela indústria e resulta em um combustível mais estável que o biodiesel.

Novos motores pedem diesel renovável
Novos motores pedem diesel renovável

O novo diesel renovável é adequado às tecnologias mais modernas de motores que estão sendo introduzidas no Brasil e já vem sendo utilizado em países da Europa e nos Estados Unidos.

Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Você também pode gostar

Sucesso!

Seu cadastro foi finalizado com sucesso!
Aguarde novidades da LDP Peças em seu e-mail.