8 diferenciais (surpreendentes) de segurança nos ônibus Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 500 RSD 6x2

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você já viu as novas tecnologias e diferenciais de segurança que os novos ônibus que a Mercedes-Benz está trazendo para o mercado? Confira nesta matéria, as tecnologias envolvidas no pesado da empresa, que é líder no segmento de ônibus rodoviários.

Para apresentar todos diferenciais de segurança com propriedade, a equipe do Auto Vídeos contou com a presença do Orlando Zibini, engenheiro de produto da Mercedes-Benz Ônibus, para ilustrar todas estas novidades na prática, o vídeo foi gravado com um exemplar encarroçado sobre o chassi de ônibus Mercedes-Benz O 500 RSD 2441 6×2.

Ítens de segurança em novos modelos Mercedes-Benz

O primeiro diferencial é o ACC, piloto automático adaptativo, que permite que o ônibus mantenha uma distância segura do veículo que vai a frente, freando com informações passadas por um radar.

Como segundo item inovador de segurança para as estradas, o ônibus Mercedes conta com o sistema avançado de frenagem de emergência (AEBS), que funciona em conjunto com o radar do ACC que em casos emergenciais freia automaticamente o veículo visando minimizar danos aos passageiros e motorista.

O LDWS, ou Sistema de Aviso de Saída de Faixa, é um sistema que funciona através de uma câmera, que faz a leitura das faixas de rodagem, e alerta o motorista caso haja uma deriva do ônibus da Mercedes-Benz para fora das faixas.

O Eixo ERA chega como outro auxílio ao esterçar o eixo traseiro para manobras, e também para condução em estradas, visando inclusive, economia de pneus.

Esta linha conta com novidades tecnológicas de segurança avançadíssimas
Esta linha conta com novidades tecnológicas de segurança avançadíssimas

Incorporando o conhecido freio ABS, o sistema EBS (sistema eletrônico de freios) detecta a intensidade de frenagem, através de sinais elétricos, identificando por exemplo, a frenagem de emergência. O sistema libera eletronicamente a atuação do retarder, top brake e o freio de serviço.

O controle eletrônico de estabilidade (ESP), auxilia os ônibus Mercedes, a fazerem as curvas, acionando os sistemas de freio, e também atua cortando o torque do motor, levando em conta a inclinação e velocidade do veículo. Vale destacar que esse dispositivo de segurança veicular será exigido para veículos a partir de 2022 no Brasil.

Também presente nos chassi da linha O 500 da Mercedes-Benz, o sistema anti-tombamento. É mais um item de segurança que trabalha nas situações de manobras em baixas velocidades, através de bolsas pneumáticas que inflam em sentido oposto da inclinação da carroceria, para evitar o capotamento do ônibus.

Outro item de segurança presente nesta linha, é o ECAS, ou “suspensão pneumática controlada eletronicamente”. Ele funciona mantendo a estabilidade e a neutralidade do veículo, otimizando o conforto dos passageiros e também facilita a manutenção.

Descubra agora as novidades em segurança, para evitar acidentes de ônibus, entregues pela Mercedes-Benz para a linha rodoviária de ônibus, apresentando tudo que a fabricante preparou para as estradas brasileiras. Isso tudo diretamente da pista oficial do Campo de Provas da Mercedes em Iracemápolis-SP.

Veja o vídeo que o pessoal do canal Auto Vídeos fez com a fabricante:

Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Você também pode gostar

Publicado por

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais

Categorias do blog

Sucesso!

Seu cadastro foi finalizado com sucesso!
Aguarde novidades da LDP Peças em seu e-mail.