Qual a importância de uma peça de reposição de qualidade?

LDP Peças é revendedora de peças para oficinas mecânicas

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Não importa se você é autônomo ou contratado, se dirige ônibus ou caminhão, uma hora ou outra você vai precisar de uma peça de reposição para alguma coisa que deu problema.

É certo que ter um veículo em boas condições é imprescindível para que as suas viagens sejam seguras, e sempre produtivas, trazendo de volta pra casa o bem mais precioso da sua família, que é você.

No entanto, sempre que falamos sobre manutenção e reposição de peças, surgem algumas dúvidas sobre o assunto — o que é natural. Mas, afinal, você sabe por que deve utilizar apenas peças de altíssima qualidade em seu ônibus ou caminhão?

Pensando em te ajudar a entender um pouco mais os riscos e danos que peças de baixa qualidade podem causar, as populares “segundas linhas”, preparamos este post. Ficou curioso e quer aprender um pouco mais? Continue com a leitura!

A importância de escolher bem as peças de reposição

Escolher as peças para seu ônibus ou caminhão, de forma adequada, é uma questão que influencia diversos aspectos, incluindo o desempenho do veículo, o gasto de combustível e uma maior segurança na hora de pegar a estrada.

Por mais que seja tentador economizar nessas compras, é uma decisão que você deve tomar pensando no custo-benefício de longo prazo.

Em outras palavras, é melhor evitar aquele famoso “barato que sai caro”, afinal, às vezes a gente faz certas economias e acaba se arrependendo depois, não é mesmo? Pensar que uma peça de qualidade pode até custar mais caro neste atual momento, mas que ela terá muito mais durabilidade, já é uma folguinha para o bolso a longo prazo.

Veículo parado é prejuízo no bolso!
Veículo parado é prejuízo no bolso!

Busque sempre pesquisar a qualidade e confiança das peças de reposição, na hora de comprar tanto peças, quanto outros componentes. Isso ajuda a evitar algumas questões, como:

  • Falhas mecânicas em momentos que você precisaria do seu equipamento;
  • Risco de acidentes na estrada por falhas e quebras;
  • Possibilidade de atrasar a entrega (em decorrência desses problemas);
  • Gasto maior na hora de levar o veículo para a manutenção.

Sendo assim, podemos dizer que nem sempre o custo atrativo de uma peça de reposição barata, deve ser o único fator levado em consideração. Existem vários pontos que devem ser colocados na balança e você vai conhecer alguns deles nos tópicos a seguir!

Peças de reposição de qualidade se encaixam melhor

Após a quebra de qualquer peça, é preciso substituí-la para que seu ônibus ou caminhão continue em operação, não é mesmo?

Veículo na estrada está gerando receita!
Veículo na estrada está gerando receita!

Mas somente as peças de reposição de alta qualidade terão as medidas exatas, pois na maioria dos casos, as peças de segunda e terceira linhas, são fabricadas a partir de moldes copiados das originais, correndo o risco de haver pequenos desvios no resultado.

Isso significa que somente estas peças trabalharão, no conjunto, em perfeita harmonia com os demais componentes do caminhão. Ao utilizar peças de baixa qualidade, qualquer pequeno desvio pode causar desgaste prematuro da peça e de outros componentes ligados a ela, fazendo necessária uma nova troca em um menor espaço de tempo, ou até mesmo influenciado no funcionamento de outros componentes.

Se você é gestor de frotas, sabe bem o quanto custa cada dia que o veículo fica na garagem, não é mesmo?

Garantia de qualidade

Outro fator a ser observado é a garantia de qualidade do produto. Peças de reposição de alta qualidade possuem uma garantia por período muito maior do que o mercado está oferecendo.

Estar com seu ônibus ou caminhão parado significa prejuízo, por isso é muito importante que os problemas que aparecem sejam resolvidos de uma única vez, sem a necessidade de segundas ou terceiras intervenções.

Em casos em que as peças são de má procedência, as intervenções podem até não ser seguidas, porém precisarão ser mais frequentes.

Peça de reposição de qualidade tem maior durabilidade
Peça de reposição de qualidade tem maior durabilidade

Economia

Outro ponto importante é a economia gerada quando se investe em bons acessórios para caminhão.

As peças mais baratas, mas de procedência e qualidade duvidosa, podem gerar um custo muito maior do que o que foi inicialmente orçado, já que será necessário investir novamente na resolução do problema, podendo ficar mais caro do que a primeira intervenção.

De qualquer forma, é sempre necessário ficar de olho nas recomendações do fabricante do caminhão. Elas trazem informações importantes sobre as características que as peças do veículo podem/devem ter, como o tamanho do pneu, por exemplo.

Leve sua rotina de trabalho em consideração

Determinadas peças para caminhão podem ser mais adequadas para certas condições de direção, estrada etc.

Ao escolher os componentes, leve em consideração a quantidade de horas e a distância que você roda em média por dia, os tipos de estrada que você costuma percorrer, o peso e o tipo de carga que você normalmente transporta.

Com essas informações em mente, você será mais capaz de escolher as peças para caminhão ideais para seu veículo e garantir, assim, o melhor funcionamento possível e, portanto, mais eficiência para o seu trabalho.

O pneu, por exemplo, é provavelmente a peça mais influenciada pelas características particulares do veículo e da sua rotina de trabalho.

Há pneus desenvolvidos especialmente para cada eixo (direcional, tração e carreta), para diferentes tipos de estrada e para o peso que eles deverão ser capazes de sustentar.

Portanto, ao fazer a manutenção de seu veículo pesado, lembre-se destes fatores e fique atento às peças que serão utilizadas.

A LDP Peças atua no segmento de peças de reposição e também de acessórios para ônibus e caminhões desde 2002, e a nossa sede fica localizada em Cascavel – PR.

Somos importadores oficiais da marca Diesel Technic para todo o Brasil, e também entregamos para distribuidores locais e oficinas mecânicas.

Se quer conhecer um pouco mais sobre a LDP Peças ou as nossas linhas, acesse diretamente nosso site ou entre em contato conosco:

📞 Telefone para contato: (45) 3305-8000
📱 Nosso Whatsapp: (45) 99807-3333
✉️ E-mail de vendas: vendas@ldppecas.com

Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Você também pode gostar

Publicado por

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais

Categorias do blog

Sucesso!

Seu cadastro foi finalizado com sucesso!
Aguarde novidades da LDP Peças em seu e-mail.