Você sabe quais são as peças de caminhão que mais quebram?

Peças de caminhão

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Chuva, sol, longo trecho em declive, manutenção de asfalto, buracos.

Essa é a rotina exigida por um caminhão nas estradas. Por isso, estar com a revisão em dia é fundamental para que não aconteça algum imprevisto que o faça ficar parado na estrada.

Você sabe quais são as peças de caminhão que mais quebram? 1
Buracos na rodovia são as principais causas da quebra de algumas peças.

Nessa rotina as peças ficam muito suscetíveis a quebras, fazendo com que o caminhão acabe no acostamento, e na oficina, atrasando as viagens.

Você sabe quais são as peças que mais quebram?

Fizemos uma lista para você conhecer.

Peça 1: suspensão

Infelizmente a maioria das rodovias brasileiras não se encontram em boas condições para trafegar, o que acarreta quebras frequentes da suspensão do caminhão. Por ser uma peça que é bastante exigida em veículos de carga, o excesso de peso também é um fator que tende a prejudicar as molas.

Se ao passar por uma lombada ou pista desnivelada você sente uma trepidação no caminhão, pode ser um indicativo de que a suspensão está comprometida.

Peça 2: cubo de roda

O excesso de carga do caminhão é um dos fatores que mais causam danos ao cubo de roda. Outra causa de quebras nesta peça, é rodar com pneus com medidas diferentes das recomendações do fabricante, auxiliando no desgaste do cubo.

Peça 3: rolamento de cardan

Os cardans tem seu desgaste natural com o tempo, mas a sobrecarga do caminhão pode contribuir com a redução do tempo de vida útil dele. O rolamento da peça é o que mais sofre neste caso, responsável pelo giro do cardan para a transmissão de força do motor, garantindo a estabilidade do veículo.

Se o caminhão está com ruído na viagem, é um indício de que o rolamento está com folga. A manutenção deve ser feita para que não aconteça a quebra do cardan.

Peça 4: embreagem

A embreagem também é uma peça que possui desgaste de forma natural, porém algumas condições levam danos prematuros.

Estradas com filas, onde existe o famoso “para-arranca” exigem muito da embreagem, já que ela é acionada mais vezes.

O aquecimento da peça também é um fator que leva a degradação da embreagem, por isso deve-se evitar deixar o caminhão patinar e arrancar com a segunda marcha engatada.

Peça 5: bomba d’água

A bomba d’água também possui degradação de forma automática, mas qualquer desgaste prematuro de uma das peças, pode comprometer o funcionamento de outras partes importantes para o caminhão, como o radiador, por exemplo.

Para manter a temperatura estável, a bomba d’água transfere o líquido quente do bloco do motor para o radiador, totalizando o sistema de arrefecimento do veículo.

Quando há rompimento de rolamentos ou do selo mecânico, é preciso substituir a bomba d’água para que não aconteça o superaquecimento do motor, e assim evitar prejuízos ainda maiores.

É possível evitar o desgaste prematuro das peças do caminhão

Você sabe quais são as peças de caminhão que mais quebram? 2

Como descrevemos anteriormente, as peças possuem um desgaste natural que acontece com o tempo, mas existem fatores que podem acelerar o processo de degradação. Com os cuidados certos é possível zelar pelas peças.

Evite o excesso de carga no caminhão

Além de correr o risco de ganhar uma multa, o excesso de carga reduz não só o tempo de vida útil das peças, mas também do caminhão. Nós citamos os principais estragos que uma sobrecarga pode trazer, mas também existem muitos outros como estouro de pneus e falhas no sistema de freio, por exemplo.

Não deixe de fazer a revisão do caminhão

A revisão feita por um profissional previne problemas que você poderia enfrentar na estrada com peças deterioradas e, principalmente, evitar danos maiores como um motor fundido e até mesmo acidentes. Por isso, melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?!

E o seu caminhão, tem uma peça vencedora de quebras? Conte para nós nos comentários.

Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Você também pode gostar

Sucesso!

Seu cadastro foi finalizado com sucesso!
Aguarde novidades da LDP Peças em seu e-mail.