O que se deve considerar na hora de comprar um caminhão

Aproveite o momento para financiar a compra do seu caminhão

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Escolher um modelo de caminhão para trabalhar parece uma tarefa fácil, mas saiba que alguns pontos devem ser levados em consideração para escolher o modelo certo, até porque um caminhão custa um valor alto e o investimento errado pode não suprir suas necessidades fazendo com que uma série de problemas mais tarde.

Então se você está pensando em virar caminhoneiro autônomo ou trocar de veículo, nós trazemos alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o caminhão certo para o seu perfil de uso. Descubra agora!

Primeiramente avalie qual tipo de carga o caminhão irá transportar

Existem diversos modelos de caminhão no mercado e cada um tem o perfil para transportar certas cargas. Por exemplo, cargas perecíveis (como carnes, congelados e laticínios) exigem temperaturas baixas, portanto você precisará de um baú refrigerado.

Se o seu negócio será transportar areia, terra, brita ou outros materiais a granel, o ideal é uma caçamba basculante.

Um baú simples é ideal para transportar cargas secas como caixas, fardos e mudanças já que esse modelo protege contra danos causados pela chuva que pode ocorrer durante o trajeto.

Caminhão baú é excelente para transportar mudanças
Caminhão baú é excelente para transportar mudanças

Para cargas com líquidos inflamáveis (gasolina e produtos químicos), um tanque será necessário. Por isso, é importante primeiramente avaliar com que tipo de produto você irá trabalhar.

Qual será o trajeto que o caminhão irá percorrer?

O seu trabalho será em rodovias ou dentro das cidades?

Esse fator deve ser levado em consideração na hora de escolher o caminhão, pois se caso o trajeto for feito em rodovias para transportar grãos de um estado para outro, você deve se atentar ao fato de que ele deverá suportar uma boa capacidade de carga, além disso, existem trechos rurais não pavimentados que o caminhão também irá frequentar.

Se o transporte será feito dentro das cidades, o mais indicado é investir em um caminhão menor que fará o trajeto mais rápido e com baixo consumo de combustível.

Opte por comprar o caminhão em uma concessionária

Embora seja tentador comprar um caminhão direto com o vendedor pelo preço mais baixo, a concessionária é o local mais seguro para fazer esse tipo de negócio. Começando pelo valor alto que será investido neste caso, em uma concessionária, os processos contratuais estarão garantidos sem preocupações.

Outro ponto é que os veículos usados passam por uma revisão antes de ir para a venda, isso inclui carcaça, mecânica e elétrica. Assim você tem a certeza de que está comprando um caminhão com segurança.

Confira o valor do seguro do caminhão

Essa questão é primordial na hora de comprar um caminhão. Infelizmente, esse tipo de veículo está muito suscetível a roubos, e ninguém quer perder um investimento tão alto como um caminhão, não é mesmo?!

O seguro também irá cobrir outros serviços como colisões, tombamentos, falhas mecânicas e acidentes de modo geral.

É primordial fazer o seguro do seu caminhão
É primordial fazer o seguro do seu caminhão

Geralmente, seguros de caminhão possuem um preço salgadinho, mas não dá para ficar sem. Fazendo uma boa cotação, você encontrará o melhor custo-benefício para seu caso.

Pesquise valores de manutenção e consumo de combustível

Converse com pessoas que já possuem o modelo de caminhão que você está de olho para saber a respeito do custo de manutenção do veículo, afinal, esse será um valor fixo que será agregado ao custo do caminhão, levando em conta que esse tipo de veículo sofre mais desgaste.

Em fóruns na internet você também vai encontrar outros caminhoneiros falando a respeito do consumo de combustível do modelo.

Por fim, prefira um modelo mais resistente para que a manutenção não seja tão rotineira, também é válido pesquisar sobre a marca fabricante antes de investir em um caminhão, assim você já poderá conhecer o que ela tem a oferecer para a sua demanda.

Você possui um modelo de caminhão que está de olho para comprar? Conte para nós nos comentários.

Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Você também pode gostar

Sucesso!

Seu cadastro foi finalizado com sucesso!
Aguarde novidades da LDP Peças em seu e-mail.