6 dicas para motoristas viajarem com mais conforto e segurança

6 dicas para motoristas viajarem com mais conforto e segurança

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Motoristas de caminhão passam por diversas situações na estrada. O caminhão quebra, um pneu estoura, falta de manutenção nas rodovias e ainda tem que lidar com a saudade de casa.

Por que motoristas devem se preocupar com o conforto e a segurança?

Ser motorista é ter uma profissão que exige muita atenção: na estrada, na segurança em postos de combustível e, principalmente, na saúde.

Motoristas devem se preocupar com conforto e segurança para uma viagem mais tranquila
Motoristas devem se preocupar com conforto e segurança para uma viagem mais tranquila

Por passar muito tempo sentados, motoristas podem desenvolver problemas de saúde que estão ligados à obesidade, uma vez que acabam não se movimentando muito, e nem sempre as paradas para refeições oferecem alimentos mais saudáveis.

Outra questão é que, apesar da tecnologia, alguns caminhões ainda oferecem pouco conforto, o que pode vir acarretar outros problemas de saúde, como o de coluna, por exemplo.

Já na questão de segurança, algumas vezes as viagens podem ser noturnas, o que oferecem mais riscos para os motoristas, e o caminhão nunca escolherá um lugar mais seguro para quebrar. Por isso, é muito importante sempre fazer as revisões para que não aconteçam imprevistos na estrada.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você, motorista, possa fazer a sua viagem com mais conforto e segurança.

1) Escolha um calçado confortável para dirigir

As viagens de caminhão geralmente são longas e você poderá passar algumas sem fazer uma parada. E a escolha de um calçado confortável poderá ajudar a sua viagem ser mais aconchegante e segura.

Escolhas modelos que sejam firmes e se adaptem melhor à forma do seu pé. Tênis esportivos e botas mais flexíveis são uma ótima opção.

2) Deixe a cabine do seu caminhão sempre limpa

A cabine do seu caminhão é como uma “casa” para você, afinal, lá é onde você passa a maior parte do seu tempo, inclusive dorme nela. Manter ela limpa e organizada vai ajudar no conforto tanto na hora do descanso, quanto durante a viagem, além de auxiliar na saúde e bem-estar do caminhoneiro.

Limpe o painel diariamente com um pano umedecido, o ar da cabine do caminhão irá ajudar a tirar o pó e as migalhas de comidas que ficam nos bancos. Antes de sair para viajar, sempre organize a cama, dobrando as cobertas.

Uma outra dica é trocar o filtro do ar condicionado periodicamente (dentro de seis meses) para que não acumule ácaros e bactérias que serão jogadas para dentro da cabine.

3) Faça escolhas mais saudáveis em sua refeição

Nós sabemos que nem sempre é possível escolher os alimentos mais saudáveis quando se está na estrada. Mas se estiver passando por um restaurante que você sabe que oferece uma alimentação gostosa e saudável, opte por ele.

Ingerir comidas leves como legumes e verduras irão dar segurança não só para sua saúde, mas também para sua viagem na estrada, já que alimentos pesados e com mais gorduras podem trazer sono, cansaço e má digestão para o motorista. Beber bastante água também vai ajudar a se manter hidratado.

4) Faça a revisão preventiva do caminhão

Ninguém quer ficar parado na beira da estrada no meio da noite, não é mesmo?! Além de oferecer risco, também irá atrasar a viagem. Por isso é importantíssimo fazer a revisão do caminhão para que não ocorram imprevistos.

Leve o caminhão em uma oficina de confiança para fazer a revisão e não transporte carga em excesso para não danificar o veículo, e também não levar multas.

5) Baixe aplicativos úteis para a viagem no seu celular

Aplicativos irão ajudar (e muito) a fazer uma viagem mais segura. O waze, por exemplo, além de mostrar o mapa da sua rota, também emite avisos caso tenha algum buraco na estrada, filas e etc.

Outro aplicativo muito interessante também é o Preço de Combustíveis que irá te auxiliar na hora de procurar por um posto mais barato para abastecer.

6) Faça pausas durante as viagens e escolha lugares seguros para descansar

Para fazer fretes de forma mais rápida, alguns motoristas preferem tocar direto. Mas essa escolha pode trazer malefícios para a viagem.

Uma delas é o cansaço, que pode prejudicar a sua atenção na estrada. Fazer pequenas pausas de 20 minutos a cada quatro horas de viagem, irá ajudar a espantar o sono e dar uma esticada nas pernas (e na coluna).

Escolha fazer as paradas em locais que você conhece, assim poderá evitar riscos e preços abusivos.

Viaje mais tranquilo com nossas dicas
Viaje mais tranquilo com nossas dicas

Essas são as nossas dicas para que você faça sua viagem de forma mais tranquila e segura. Tem alguma dessas dicas que você já pratica na sua rotina ou tem alguma outra que gostaria de adicionar na nossa lista?

Conte para a gente nos comentários.

Qual a sua opinião sobre esta matéria?

Você também pode gostar

Sucesso!

Seu cadastro foi finalizado com sucesso!
Aguarde novidades da LDP Peças em seu e-mail.